A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

O Dia das Crianças e o Consumismo

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

Rawpixel / shutterstock

 

Resumo Quem tem criança em casa sabe que é quase impossível passar o dia das crianças em branco, sem a entrega de uma lembrancinha ou de um presente para nossos filhos e filhas. Pensando nisso, escrevemos este artigo para te dar ideias novas sobre o que fazer neste ano (e nos próximos) e influenciar os pequenos a pensarem sobre hábitos solidários e sustentáveis

 

Publicamos um texto aqui para explicar as origens do dia das crianças, e também queremos comentar um pouco sobre a oportunidade que a data apresenta para aumentar a conscientização sobre o consumo dos nossos pequenos.

Nesse dia, vale uma tentativa de dar um presente um pouco diferente para os seus filhos. Duas alternativas são bem interessantes: a primeira opção tem uma pegada mais sustentável e, com ela, podemos lembrar você como ajudar o nosso pequeno planeta a suportar melhor a presença de todos nós por aqui, ao reduzir um pouco a geração de novos resíduos.

 

Tempo de decomposição do plástico

 

Existem estudos que mostram que 90% de todos os brinquedos são feitos de plástico, e o plástico leva de 20 a 500 anos para se decompor no ambiente. Pior, ele não se decompõe totalmente. Na realidade, ele vai ficando menor e menor … (1)

Além disso, já sabemos que produzimos 8,3 bilhões de toneladas de plástico no mundo, e metade disso apenas nos últimos 13 anos.. (2)

Então, que tal dar de presente algo sem plástico? Existem brinquedos de madeira muito legais à venda e, se não tiver uma loja dessas na sua cidade, procure na internet que temos certeza que existem ótimas alternativas.

 

Construindo e reaproveitando brinquedos

 

A segunda opção é com brinquedos reutilizados, mesmo sendo de plástico. Neste caso, não acrescentamos mais plástico ao que já existe.

Numa atitude de tentar reaproveitar materiais e ensinar a seu filho e a sua filha hábitos mais sustentáveis e solidários, também é possível fazer uma doação para entidades que precisem de recursos. Eventualmente, até dos brinquedos antigos dos seus filhos (desde que em bom estado, é claro) para as comunidades carentes.

Isso ajuda a quem precisa e, de quebra, coloca a cuca do seu filho a pensar sobre a solidariedade – tão em falta, não é mesmo?

Sabemos que deixar de dar presente nesse dia é bem difícil. Afinal, muitas crianças ganham e seu pequeno pode estar esperando ansioso por esse dia. Não defendemos a frustração para essa data, mas talvez colocar o tema do excesso de consumo na conversa da família.

Nossa conversa não é para sermos os chatos, os estraga-prazeres dessa data tão legal para celebrar com nossos pequenos, mas porque não ir um pouquinho a mais e trazer esses temas tão importantes para nossa conversa?

Vamos tentar! E feliz dia das crianças para vocês!!

 

Fontes

 

(1) UNDP – United Nations Development Programme

(2) UNDP – United Nations Development Programme

283 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *