A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Organização da nossa vida financeira

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

 

foto: rawpixel

 

Resumo – Conseguir manter as contas organizadas é algo fundamental para se atingir qualquer objetivo financeiro. Infelizmente, muitos de nós não tivemos a chance de aprender a controlar melhor nosso orçamento doméstico. Pensando nisso, escrevemos aqui algumas considerações importantes para quem deseja começar a ter um melhor acompanhamento de suas receitas e despesas.

 

Organização x bagunça financeira

 

Uma vida financeira organizada é aquela onde o planejamento que foi feito está sendo seguido. Observe que a organização financeira deve ser entendida como o oposto da bagunça financeira.

Vamos explorar um pouco mais este conceito: uma bagunça financeira é uma situação que não tem nenhum tipo de controle sendo exercido. Desorganização financeira é uma situação onde não sabemos o que está realmente acontecendo, o que aconteceu, ou o que acontecerá. Numa situação de desorganização financeira, não sabemos onde nosso dinheiro está sendo gasto, nem quando e como. Nesses momentos, não conseguimos enxergar para onde ir e, muitas vezes, não sabemos onde estamos, tudo isso financeiramente, é claro.

A expressão bagunça financeira não serve somente para as situações em que não sabemos o que estamos gastando, sobre as despesas. Tem gente que não sabe nem quanto ganha e não é porque ganha muito; é porque muitas vezes confundem salário bruto com salário líquido e aí gastam o que não tem.

Quando você trabalha como autônomo e não consegue fazer uma separação dos ganhos e o quanto deve guardar para pagar os impostos, você está se enganando e incentivando uma bagunça financeira na sua vida.

 

Por onde começar a se organizar?

 

Voltando às despesas e gastos, numa vida financeira sem controle, acontece muitas vezes da pessoa não saber a diferença que existe entre a data que recebe seus salários/remunerações e as datas que paga as despesas/gastos. Resultado disso é o pagamento de juros, multas, taxas, que podem ser cobradas pelo credor ou pelo banco se você usar o cheque especial para fazer esses pagamentos. Você já tentou mudar o vencimento de suas contas? Às vezes, um pequeno movimento pode gerar grandes avanços.

Lembro num período em que tive que pagar com atraso a escola dos meus filhos, por conta de uma urgência financeira que aconteceu. O total de juros e multas chegava a quase 5% do valor das mensalidades. Ou seja, se eu continuasse naquela situação o ano inteiro, ao final do ano eu teria pago para a escola o valor equivalente a 50% de uma mensalidade em custos extras… esse caso nem chegou a ser uma bagunça, tive certo descontrole, mas a ideia serve para ilustrar os custos desse tipo de situação.

Veja que a desorganização financeira pode ter efeitos muito fortes sobre nossas vidas. Geralmente causa impactos que vão além de simplesmente aumentar o custo de vida e seus gastos: podem deixar você mais preocupado, irritado, podem causar discussões à toa, porque os seus nervos estão muito mais sensíveis. Podem causar insônia, fadiga e outros efeitos indesejados.

Manter sua vida organizada vai manter seu humor em dia, seu sono vai agradecer, as brigas em família diminuirão e isso vai alegrar todo mundo, pode ter certeza disso. Eu tenho.

 

Veja também: a força de um caderninho

 

624 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *