A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Sobre a liberdade financeira

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Foto: Fizkes / shutterstock

Resumo – a liberdade financeira, expressão que ganhou popularidade e vem sendo cada vez mais utilizada por nós, é também um conceito que pode nos dar um objetivo para alcançarmos, a fim de também termos mais liberdade em outras esferas da vida.

 

Sobre a liberdade – e a falta dela

 

O ser humano precisa ser livre. A liberdade é um dos maiores valores que podemos ter. A liberdade é a possibilidade de fazer o que você quiser de sua vida. É a possibilidade de escolher, entre os caminhos, o melhor para você e para aqueles de quem você cuida. É a capacidade de avaliar o máximo de opções com autonomia.

A liberdade de escolha é um ponto de tranquilidade que a maioria das pessoas busca.

O contrário da liberdade é a falta dela, é óbvio, mas é bom reafirmar no propósito de reforçar a importância dessa consciência. A limitação da capacidade de escolha entre alternativas, ou a ausência de capacidade de escolha, deixando-a na mão de terceiros, é um caminho que não leva à felicidade

O lado oposto à liberdade é um estado de aprisionamento. É a limitação da sua capacidade de movimento. Uma das liberdades mínimas que toda a pessoa deve reivindicar é o movimento, o direito de ir para onde quiser. Uma pessoa que teve sua liberdade tolhida não pode fazer isso.

 

Veja também

A base da sua liberdade financeira

 

Tipos de liberdade

 

Existem vários tipos de liberdade, e a financeira é uma delas. A liberdade financeira tem uma grande influência sobre as outras liberdades. De que vale ser livre para viajar, mas não ter os recursos necessários para isso?

Passar as férias numa praia do nordeste, num bom hotel, com passeios de jangada e de buggy. Todos sabemos que isso é impossível para quem não tem grana suficiente.

A liberdade financeira, portanto, é uma chave para abrir as portas de uma lista de outras liberdades que queremos .

 

A liberdade financeira seria incompatível com uma vida simples e virtuosa?

 

Muitas vezes você deve já ter ouvido a frase “A maior parte das coisas boas  da vida são de graça”.

Uma palavra amiga, um abraço afetuoso, o apoio das pessoas que gostamos nos momentos difíceis.

Sim, sem dúvida, todas essas sensações poderão ocorrer na sua vida, sem que você precise gastar um centavo com elas. Não existe argumento que inclua o dinheiro nesses momentos.

Mas não é disso que estamos tratando aqui. Essas emoções têm um lugar especial em nossas vidas. São intocáveis e continuarão tendo essa importância em nossas vidas, sempre.

Não vale nada uma vida rica, só de dinheiro. Uma vida de confortos, mas vazia de sentimentos. Não são poucas as histórias de pessoas que tinham muito dinheiro no banco e pouco amor no coração.

O portal ahoradodinheiro quer te ajudar a cuidar de sua vida financeira, não esquecendo que somos seres de sentimentos e precisamos uns dos outros.

728 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *