A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Diversificação no setor elétrico: veja os diferentes tipos de empresas do ramo

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

Resumo – As empresas do setor elétrico são divididas em três grandes grupos. Veja quais são e suas principais características.

 

Já dissemos aqui que a diversificação é uma ótima forma de proteger o seu dinheiro.E você pode fazer isso não colocando tudo o que você tem em só um lugar, isto é, em só um produto de investimento.

Para diminuir os riscos de perdas, pode ser interessante ter partes de seu patrimônio em ações, renda fixa e outras classes de ativos – claro, após ter organizado suas finanças e ter formado a tão falada reserva de emergência (que devem estar em investimentos de baixíssimo risco, como a poupança, CDB de bancão, fundo de Renda Fixa com 100% em títulos públicos, por exemplo).

Além disso, você pode diversificar suas ações tendo papeis de empresas de setores diferentes. Mas você sabia que também é possível diversificar seu risco dentro de um mesmo setor de atividade econômica?

Neste texto, você verá como as empresas do setor elétrico são divididas.

 

Empresas Geradoras de Energia Elétrica

 

As empresas geradoras são responsáveis pela produção da energia elétrica. 

Elas utilizam diferentes fontes de energia, como hidrelétricas, termelétricas, usinas eólicas, solares, entre outras, para converter essas fontes em eletricidade. 

Basicamente, são elas que “criam” a energia elétrica a partir dos recursos naturais disponíveis.

 

Empresas Transmissoras de Energia Elétrica

 

As empresas transmissoras são responsáveis pelo transporte da energia elétrica gerada pelas usinas até os centros urbanos e industriais, onde a eletricidade será consumida. 

Elas possuem extensas redes de linhas de transmissão, torres e subestações que conduzem a eletricidade em alta tensão para minimizar as perdas durante o percurso.

Acompanhe nosso canal no youtube

Empresas Distribuidoras de Energia Elétrica

 

As empresas distribuidoras são responsáveis por levar a energia elétrica da rede de transmissão até as casas, comércios e indústrias dos consumidores finais. 

Elas operam redes de distribuição de média e baixa tensão, que são as responsáveis por fornecer eletricidade para os consumidores em suas residências e negócios.

 

Em resumo

 

    • Empresas Geradoras produzem energia elétrica a partir de diferentes fontes.

 

    • Empresas Transmissoras transportam a energia em alta tensão dos locais de geração até os centros de consumo.

 

    • Empresas Distribuidoras levam a energia elétrica em média e baixa tensão até as casas e empresas dos consumidores finais.

 

Essas três etapas são fundamentais para garantir que a energia elétrica seja gerada, transportada e disponibilizada de forma segura e eficiente para atender às necessidades de toda a população.

 

Boas pagadoras de dividendos

 

Historicamente, empresas desse setor possuem um histórico de serem boas pagadoras de proventos a seus acionistas.

Isso ocorre pelo fato de que o setor é resiliente mesmo em crises, uma vez que a energia elétrica é um serviço essencial para a vida moderna em sociedade.

Além disso, essas companhias possuem acordos de longo prazo para prestação destes serviços, sem contar que muitas empresas do setor têm seus contratos de concessão com garantia de receitas reajustadas anualmente pela inflação em um negócio altamente previsível para geração de receitas.

Veja o dividend yield de algumas das empresas do setor em 2022: 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

574 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *