Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Os sete sábios da Grécia Antiga ensinam finanças para você – Cleóbulo de Lindos – parte V

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Estátua de Cleóbulo, Acrópole de Lindos, Grécia. Foto: Lubos K - Shutterstock

Resumo – Vamos ver um pouco sobre a história de vida e algumas das frases mais famosas de Cleóbulo, sobre as quais podemos nos basear para uma boa tomada de decisões (em várias esferas da vida) até hoje.

 

Lindos era uma cidade que fazia parte da cidade-estado de Rhodes na Grécia antiga, berço de um dos sete sábios da Grécia chamado Cleóbulo.

 

Quem foi Cleóbulo?

 

Ele foi um escritor de versos e enigmas e também foi um administrador da cidade, através do método de tirania. Essa tirania, para efeito da Grécia antiga, não tinha o mesmo peso negativo da tirania de hoje, digamos que seria neutra. 

Os tiranos não necessariamente seriam usurpadores do poder de legítimos governantes. Teriam, isso sim, um estilo de governo com uso mais flexível das leis. 

Lembre-se de que ele viveu numa época em que só os nobres governavam, e isso não era mal visto pela sociedade, pelo contrário, era parte da cultura.

Ele foi considerado um dos melhores administradores de Rhodes. Foi também um escritor com bastante prestígio. 

Criou várias peças, com enigmas incluídos, o que o destacava dos outros escritores. Suas frases sobrevivem até hoje, muitas delas sendo ditas em nosso dia a dia.

Não existem muitos registros sobre sua vida, mas foram encontrados fragmentos de suas peças com as suas famosas frases, e escolhemos as melhores delas para inspirar sua jornada financeira e aproveitar o máximo desse legítimo representante da mais antiga inteligência do ocidente, a dos sábios da Grécia Antiga.

 

Algumas de suas frases mais conhecidas, e nossas considerações:

 

“Seja amante da audiência ao invés de falar”

Nosso sábio lembra aqui do quanto o excesso de fala pode atrapalhar sua vida, seus negócios, sua riqueza. Existem pessoas que gostam muito de contar sobre o que tem, o que fazem, quais suas escolhas, em grande medida com uma forma de exibir-se, como uma forma de vaidade. 

Estar sempre ouvindo mais do que falando te ajudará a seguir seu caminho e seu plano. Uma pessoa que fala muito deseja aceitação. Isso é desnecessário para quem sabe para onde vai, tem seu plano e o segue.

 

“Buscai a virtude e evitai o vício”

O homem de bem evita as atitudes erradas. Ele segue a lei, e faz as coisas que são moralmente aceitas. Está tranquilo da sua jornada e evita ser escrava dos vícios, e aqui não vai um julgamento. 

Cleóbulo não nos diz o que é certo e o que é errado. Isso fica por conta de você, a partir da sua régua de vida. 

As leis da sociedade, é claro, não estão em dúvida aqui, essas os homens de bem sempre seguem.

 

“Esteja pronto para as conciliações após as brigas”

Frase muito interessante de nosso sábio e traz uma reflexão sobre o fato que as brigas não são boas para a vida de ninguém, nem para os negócios e, caso exista espaço para a reconciliação e as desculpas, estas devem ser feitas com rapidez, não deixando a oportunidade passar.

 

“Não faça nada pela força”

Respeite a todos e jamais se aproveite de uma situação de mais força para subjugar alguém, mesmo que por opiniões. Agir assim te fará respeitado. Ser respeitado te fará estar entre os bons, estar entre os bons é bom para sua saúde financeira.

 

“A moderação é a melhor coisa”

Ensinamento que se repete por vários sábios ao longo da história, desde Confúcio até os estóicos. Não estique a corda. Nem na sua saúde, nem nos excessos de comida, bebida, etc. 

A moderação na vida também trará sabedoria nos negócios. Existe um termo nas finanças, que é o tal de “All in” que seria algo como aproveitar uma oportunidade e colocar todo o seu dinheiro nela. 

Cuidado, muito cuidado com isso. Até os profissionais já se machucaram muito com essa atitude. 

Nós, investidores do dia a dia, devemos nos afastar desse tipo de atitude. Respeite a diversificação, siga o conselho mais bem aceito por quem investe com responsabilidade.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

782 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *