A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Os sete sábios da Grécia Antiga ensinam finanças para você – Periandro de Corinto – parte VI

Sumário

2 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Imagem: Krasnenkon - Depositphotos
 

Resumo – Vamos ver um pouco sobre a história de vida e algumas das frases famosas de Periandro, sobre as quais podemos nos basear para as tomadas de decisões (em várias esferas da vida) até hoje.

 

Contexto

 

Os sete sábios sábios da Grécia fazem parte da tradição clássica da Grécia Antiga. Eles viveram no período anterior a Platão. Portanto, por volta de até o ano 500 a.C. Estamos aqui falando de homens reconhecidos por sua extraordinária sabedoria.

Suas capacidades de aconselhar a quem os procurasse com reflexões eram, geralmente, a melhor solução para cada problema específico. A saber, o período em que esses homens viveram antecede o início do período conhecido pelas obras de grandes filósofos antigos – a saber – Sócrates, Platão e Aristóteles.

Também ficaram conhecidos posteriormente como os Sete Sábios de Delfos, por conta de várias inscrições localizadas no Templo de Apolo em Delfos, que faziam referências a esses sábios.  

 

Quem foi Periandro?

 

Periandro foi o segundo tirano da dinastia Cypselid, em Corinto, na Grécia e viveu no século VI a.C. 

Lembre-se que tirano, naquela época, era alguém que concentrava grande poder nas Cidades-Estados, e não necessariamente isso tinha a ver com decisões consideradas propositalmente maldosas contra seu povo.  

 

Suas realizações

 

Foi um administrador de sua cidade, com ênfase no aumento da prosperidade da economia pelo aumento do comércio de Corinto com outras cidades. 

A história nos dá conta de que foi dele a ideia de criar um sistema de transporte que unisse o Mar Jônico ao Mar Egeu por uma estrada num istmo.

Ali, foi estabelecido um transporte regular chamado Diolkos. Periandro foi um grande construtor e um promotor da cultura em Corinto, além de um incentivador e patrono da literatura da época.  

 

Frases principais do filósofo

 

O filósofo deixou muitas poesias. Algumas das frases famosas de Periandro são:  

“Você deve sempre pensar cuidadosamente sobre as decisões que tomar. Se quiser alugar uma casa, participar ou não de uma guerra, por exemplo. Não importa o tamanho do assunto e sim de sua atenção e reflexão em relação a ele.”

Aqui ele destaca a importância da reflexão e do planejamento adequado para o processo de tomada de decisão.  

“Nada deve demandar grande atenção, que não o pensar e o refletir sobre o que deve ser feito.” 

Mais uma vez, destaca-se a grande importância direcionada à atividade do pensar antes de agir.  

 

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

722 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *