Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Investimentos não financeiros: economias de custo e satisfação pessoal

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Dreamstime - Anyaberkut

Resumo – Investir não é apenas uma atividade estritamente financeira, mas é uma prática que envolve todas as áreas de nossas vidas.

 

Quando falamos em investimentos, a tendência é pensarmos em números, fórmulas complexas, mercado de ações, prédios espelhados, pessoas vestidas de maneira formal em grandes capitais do mundo.

No entanto, esses são apenas os investimentos sob uma perspectiva estritamente financeira. 

Existe ainda uma ampla gama de áreas nas quais você pode investir e que não requer, necessariamente, a aplicação de capital econômico, mas que também pode trazer inúmeros benefícios (materiais e imateriais) para a sua vida.

 

Colhendo os frutos no futuro

 

Investir em aspectos não financeiros da vida não apenas enriquece sua existência pessoal, mas também pode resultar em benefícios econômicos tangíveis. 

Vejamos como os investimentos em educação, experiências pessoais, relacionamentos saudáveis e saúde e prevenção podem não apenas aumentar a sua qualidade de vida, como também proporcionar vantagens financeiras duradouras, e que dão maior significado a suas conquistas financeiras.

 

1. Investindo em si mesmo: educação e qualificação

 

Vantagens Financeiras
 

A educação contínua e a qualificação profissional podem levar a melhores oportunidades de emprego, promoções e aumentos salariais. 

Estar qualificado em sua área pode significar a diferença entre uma posição mediana e uma de liderança, com ganhos substancialmente maiores.

Economia de Custos
 

Investir em sua educação pode evitar gastos futuros com transições de carreira forçadas. Ao se manter atualizado, você minimiza o risco de obsolescência profissional e perda de clientes.

 

2. Experiências Enriquecedoras

 

Vantagens Financeiras
 

Experiências como viagens, aprendizado de novos idiomas e participação em atividades culturais são inesquecíveis, podem abrir portas para oportunidades de networking e até de negócios. 

Essas atividades podem também aumentar sua criatividade e produtividade, o que é altamente valorizado no mercado de trabalho.

Economia de Custos
 

Ao investir em hobbies e atividades que promovem satisfação pessoal, você pode reduzir despesas com entretenimento passivo, como consumo frequente de mídias pagas ou compras impulsivas para compensação emocional.

Acompanhe nosso canal no youtube

3. Relacionamentos Saudáveis

 

Vantagens Financeiras
 

Relacionamentos saudáveis na esfera pessoal ajudam na construção de uma rede de apoio durante crises, diminuindo estresse, ansiedade, aumentando nossa auto confiança, e gerando um significado para nossas vidas.

No âmbito profissional, isso inclui oportunidades de emprego compartilhadas e ajuda mútua. Além disso, boas relações interpessoais no trabalho são essenciais para uma carreira bem-sucedida.

Economia de Custos
 

Manter relações saudáveis evita os custos emocionais e financeiros associados a conflitos constantes ou a relacionamentos tóxicos, como despesas legais em casos de separações ou o impacto financeiro de decisões pessoais mal aconselhadas, ou demissão por conflitos pessoais.

 

4. Saúde Física e Mental

 

Vantagens Financeiras
 

Um bom estado de saúde permite que você trabalhe de forma mais eficiente e por mais tempo, maximizando seus ganhos potenciais ao longo da vida. 

Além disso, pessoas saudáveis tendem a ser mais energéticas e produtivas.

Economia de Custos
 

Investir em sua saúde física e mental pode significar uma redução drástica em despesas médicas futuras. 

Prevenir doenças através de um estilo de vida saudável custa muito menos do que tratamentos para condições crônicas ou graves.

 

Os números não mentem

 

Investimentos em educação, experiências, relacionamentos saudáveis e saúde não apenas melhoram sua qualidade de vida, mas também proporcionam benefícios financeiros substanciais. 

A adoção desses hábitos positivos pode economizar dinheiro e aumentar seus ganhos financeiros a longo prazo, provando que seus benefícios vão além dos aspectos emocionais e psicológicos. 

Comece a investir nessas áreas hoje mesmo e colha os frutos de uma vida mais rica e equilibrada.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

99 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *