Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Palavrões que o mercado financeiro fala para assustar você – parte 4

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Foto: krakenimages / shutterstock

Resumo: a quarta parte da série de textos em que ajudamos você a traduzir os palavrões do mercado financeiro, hoje, discute sobre termos relacionados a (1) Fusões e Aquisições de empresas, (2) mecanismos de conduta ética.

 

Palavrões do dia

 

O tema de hoje é da área de direito empresarial. Aqui, você vai compreender as diferenças entre fusões e aquisições de empresas e como esses processos podem gerar ganhos de sinergia. Além disso, entenderá o que é um processo de turnaround e a função de uma chinese wall. Parece difícil? Não se preocupe! É muito mais fácil do que parece. Pode confiar!

 

M & A

 

Sigla de origem inglesa (mergers and acquisitions) que faz referência ao processo de Fusão e Aquisição entre empresas. Nada mais é do que uma empresa comprando outra!

Quando ocorre a fusão de duas ou mais companhias, como podemos imaginar, forma-se uma nova organização, com o consequente desaparecimento dos nomes anteriores.

As aquisições, por sua vez, acontecem quando uma companhia decide comprar participação majoritária em outra empresa. Esta última, então, passa a fazer parte do grupo controlador. Não ocorre mudança de nome ou de estrutura legal da empresa adquirida.

 

Sinergia

 

Sinergia é aquilo que todo processo de fusão e aquisição busca gerar como resultado.

Mais conhecido como redução de despesas que a empresa resultante da compra vai ter. Por exemplo, antes existiam dois departamentos de contabilidade, agora vai ter um só.

Geralmente, as sinergias reduzem estruturas operacionais, principalmente quadros menores.

Também são: benefícios de ordem logística, operacional, estrutural e salarial como falamos acima. Vejamos alguns possíveis ganhos de sinergia em processos de fusões e aquisições:

    1. Redução de custos fixos, como sedes corporativas. Agora apenas uma central é necessária;
    2. Aumento do poder de barganha com fornecedores;
    3. Economias com reorganizações logísticas de insumos;
    4. Ganho de market share (controle de maior fatia do mercado).

 

Chinese wall

 

Empresas gestoras de recursos precisam criar medidas administrativas que visam proteger os interesses de terceiros na gestão de recursos, através da separação de áreas com interesses distintos dentro de uma mesma organização

Para ficar mais fácil, pensemos no seguinte exemplo:

Um banco de investimentos foi contratado para coordenar a fusão de duas empresas.

O departamento responsável por acompanhar esta operação (M & A), em respeito às normas de ética e conduta, não deve compartilhar esta informação sensível aos demais setores da empresa, uma vez que traders da mesa de operações deste mesmo banco poderiam se utilizar desta informação privilegiada para comprar ou vender ações destas empresas antes de todos os outros agentes do mercado.

Dessa forma, a separação criada pelo chinese wall evita o aparecimento de conflitos de interesses dentro da gestora de recursos, coibindo o surgimento de possíveis crimes financeiros logo na origem. Ao menos, em teoria.

 

Turnaround

 

O termo, que vem do inglês, significa algo como “dar a volta por cima”.

Diz respeito ao processo de reestruturação dos negócios de uma companhia, que provavelmente não vinha apresentando bons resultados e, por isso, precisa melhorar a execução de seus processos internos e posicionamento de mercado.

Quem já acompanha o noticiário corporativo nacional há algum tempo sabe do que estamos falando.

Você consegue se lembrar do nome das companhias que estão passando por processo de turnaround neste exato momento? Deixe nos comentários!

 

E aí? o que achou desses novos palavrões?

Se você não conseguiu entender algo ou tiver outras dúvidas, deixe nos comentários abaixo que vamos te ajudar!

 

Fontes

 

Veja também os demais textos da sére:

445 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *