A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Palavrões que o mercado financeiro fala para assustar você – parte 8

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

Resumo – Neste oitavo artigo da série sobre os palavrões do mercado, falamos sobre conceitos relacionados aos dividendos distribuídos pelas empresas aos seus acionistas.

 

Mergulhando mais fundo

 

Aqui na plataforma ahoradodinheiro, já escrevemos textos explicando com mais detalhes o que são os proventos (em que os dividendos estão incluídos).

Além disso, também apresentamos o conceito de reinvestir esses dividendos e como essa estratégia pode ser interessante no longo prazo; além de mostrarmos um estudo de caso que apresenta, na prática, as vantagens dessa filosofia de investimentos. 

Pensando nisso, para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o tema, colocamos abaixo três conceitos amplamente usados para falar sobre (e mensurar) os dividendos no mercado financeiro.

Boa leitura!

 

D.Y. (Dividend Yield) – Rendimento de Dividendos:

 

O Dividend Yield é uma medida que indica quanto uma empresa paga em dividendos aos seus acionistas em relação ao preço de suas ações. 

É calculado dividindo o valor total dos dividendos pagos por ação pelo preço da ação. Geralmente, é expresso em porcentagem. 

Por exemplo, se uma empresa paga R$ 2 em dividendos por ação e o preço da ação é R$ 100, o Dividend Yield seria de 2%.

 

Y.O.C. (Yield on Cost) – Rendimento sobre o Custo:

 

O Yield on Cost representa o rendimento que um investidor obteve com seus dividendos em relação ao custo original das ações. 

É calculado dividindo o valor total dos dividendos recebidos pelo investidor pelo custo inicial das ações, e multiplicando por 100 para expressá-lo em porcentagem. 

O Y.O.C. mostra o retorno específico do investidor com base no preço que ele pagou pelas ações, ignorando o preço atual de mercado. 

Isso pode ser útil para avaliar a eficácia do investimento ao longo do tempo.

Acompanhe nosso canal no youtube

Payout – Percentual de Distribuição de Lucros:

 

O Payout é a proporção dos lucros da empresa que é distribuída aos acionistas na forma de dividendos. 

É calculado dividindo o valor total dos dividendos pagos pela empresa pelo lucro líquido da empresa e multiplicando por 100 para expressá-lo em porcentagem. 

Um Payout de 50% significaria que a empresa está distribuindo metade de seus lucros como dividendos. 

O Payout é uma métrica importante para avaliar a política de dividendos da empresa e sua capacidade de gerar retornos para os acionistas.

 

Resumindo

 

  • D.Y. (Dividend Yield) mostra o rendimento dos dividendos em relação ao preço da ação.
  • Y.O.C. (Yield on Cost) mostra o rendimento dos dividendos em relação ao custo original das ações.
  • Payout representa a proporção dos lucros da empresa que é distribuída aos acionistas como dividendos.

 

Essas métricas são importantes para investidores que buscam empresas que pagam dividendos consistentes e buscam avaliar o retorno gerado por seus investimentos ao longo do tempo.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

190 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *