Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Por que podemos ter que pagar IR duas vezes? Ao mês e no início do ano!

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...

Resumo – Por que motivo algumas pessoas podem ter que pagar mais imposto de renda na entrega da declaração, mesmo que já tenham tido impostos retidos de seus salários ao longo do ano.

 

O Imposto de Renda já não é retido na fonte (no pagamento do salário)?

 

O IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) representa uma obrigação fiscal direcionada à Receita Federal, aplicável tanto a Indivíduos (PF) quanto a Empresas (PJ). 

Na prática, esse mecanismo atua como uma antecipação do Imposto de Renda, com a finalidade de simplificar a declaração anual.

No contexto das pessoas físicas, esse tributo é cobrado sobre aqueles que têm carteira assinada e recebem mensalmente um montante superior ao limite mínimo para isenção, estipulado pela Receita Federal. 

A quantia é deduzida do salário bruto mensal do funcionário, constituindo uma das responsabilidades da empresa em relação ao recolhimento mensal.

 

Então, por que há pessoas que são obrigadas a pagar mais imposto após a entrega da declaração?

 

Existem razões pelas quais algumas pessoas podem ter que pagar mais imposto de renda na entrega da declaração, mesmo que já tenham tido impostos retidos de seus salários ao longo do ano. 

Aqui estão algumas possíveis explicações:

 

1) Outras Fontes de Renda

 

Se você possui outras fontes de renda além do seu salário principal, como aluguel, renda de investimentos ou trabalhos freelancers, pode ser que os impostos retidos de sua renda principal não tenham sido suficientes para cobrir a alíquota da tributação total.

 

2) Mudanças na Situação Financeira

 

Se a sua situação financeira mudou durante o ano fiscal, como um aumento substancial em seus rendimentos ou a venda de ativos com ganhos de capital (lucro), isso pode resultar em uma obrigação fiscal maior do que a que foi retida na fonte.

Acompanhe nosso canal no youtube

3) Mudanças na Legislação Tributária

 

Alterações nas leis tributárias podem afetar a quantia de impostos que você deve. Se a legislação mudou durante o ano e a retenção na fonte não foi ajustada para refletir essas mudanças, você pode precisar pagar mais na declaração.

 

4) Erros na Declaração de Imposto

 

Erros na preparação da declaração de imposto, como cálculos incorretos ou preenchimento inadequado de formulários, podem levar a um valor incorreto de impostos devidos.

 

Evite surpresas desagradáveis

 

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de apresentar sua declaração de imposto, é aconselhável revisar sua situação financeira, estar ciente das deduções disponíveis e acompanhar quaisquer mudanças nas leis tributárias ao longo do ano. 

Se você tiver dúvidas ou estiver inseguro sobre como preencher sua declaração de imposto, é recomendável buscar a orientação de um profissional de contabilidade ou tributação.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

854 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *