Search
A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Black Friday: como fazer compras dentro do seu orçamento?

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Dreamstime - Anastasiia Levchenko

Resumo – Qual a melhor maneira de aproveitar o evento sem estourar o orçamento?

 

Um dia marcado por uma grande variedade de ofertas e promoções consideradas irresistíveis. Assim é conhecida a Black Friday

Em 2023, acontecerá no dia 24 de novembro e, faltando algumas semanas para a data, os comércios físicos e online seguem preparando seus descontos

Afinal, este é um evento aguardado por muitas pessoas que, às vezes, acabam se excedendo nas compras, por isso também é preciso cuidado.

 

Black Friday: oportunidade ou perdição?

 

A Black Friday é uma ótima possibilidade para se economizar dinheiro diante de grandes oportunidades de descontos.

No entanto, as compras precisam ser feitas de forma bastante consciente para que os gastos não aumentem muito e nem deixem o orçamento apertado, o que vai ser prejudicial no momento de pagar as contas.

Esse é um evento que precisa da atenção redobrada dos consumidores. 

O ideal é fazer uma listinha do que se pretende comprar e, principalmente, pesquisar os preços em lojas diferentes e antes da data.

Assim, você vai saber quanto determinado produto estava custando e qual desconto foi aplicado para a ocasião, conseguindo avaliar se de fato compensa adquiri-lo.

 

Quem não gosta de um desconto?

 

Dados de uma pesquisa realizada em agosto pela Méliuz, startup brasileira que disponibiliza cupons de desconto de lojas online, apontam que os consumidores pretendem gastar 62% a mais na Black Friday deste ano do que em 2022. 

Além disso, 95% dos entrevistados têm a intenção de realizar pelo menos uma compra durante o período. O estudo foi feito avaliando a intenção de comprar no evento com mais de mil usuários da base.

Analisando este cenário, o aumento do número de pessoas que pretendem fazer compras na data acontece pela melhora do momento financeiro em relação à fase vivida em 2022.

Apesar de o país ainda estar em uma situação econômica difícil, com juros altos, a população tenta suprir demandas represadas ao mesmo tempo em que também deseja aumentar o seu poder aquisitivo.

Acompanhe nosso canal no youtube

Cuidados necessários para além da Black Friday

 

Porém, é preciso ter cuidado com descontroles e que compras por impulso são as verdadeiras inimigas da liberdade financeira. 

O planejamento financeiro é essencial em qualquer situação, inclusive na Black Friday, onde a tentação costuma ser maior. Por essa razão, antes de gastar, faça três perguntas

    • Eu realmente quero isso? 
    • Eu preciso disso? 
    • Eu posso comprar isso? 

Dependendo das respostas (se for positiva para os três casos), você poderá seguir com a compra com a sua consciência tranquila (e o bolso também)”, ressalta.

Muitas pessoas estão com vontade de fazer compras como forma de se sentirem ‘recompensadas’ por terem tido um ano difícil até o momento, com desafios e crises, por isso, podem se exceder e complicar suas vidas financeiras. 

Usar o famoso ‘porque eu mereço’ não é uma decisão muito inteligente financeiramente. Se a compra é simbólica, com um valor baixo, funciona. Mas se não for assim, tome cuidado para não transformar a Black Friday no Burning Money Friday (sexta-feira da queima de dinheiro – em tradução livre).

 

A força de um caderninho

 

Além das orientações acima, João reforça a importância de se criar uma lista, que vai ajudar a centralizar as compras, evitando a aquisição de itens a mais e desnecessários. Ele também aconselha a não ultrapassar o limite de crédito. 

O crédito ou financiamento deve ser usado com cuidado, mas o ideal é não necessitar destas alternativas. Caso a pessoa tenha controle das contas, vale avaliar as melhores taxas ou usar o parcelado sem juros do cartão.

 

Programar-se é preciso

 

Aliado a isso, é fundamental definir dia e horário para efetuar as compras. Desta forma, será possível seguir a lista, não estourando o orçamento estipulado. 

Utilizar a Black Friday para as compras de Natal também pode ser uma boa oportunidade. Inclua os presentes de Natal, como dos filhos e companheiros, na lista de compras da Black Friday. Assim você garante os melhores preços e maior economia nos presentes.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

369 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *