A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Como economizar na compra de material escolar?

Sumário

3 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
material escolar desconto
Dreamstime - Jenifoto406

Resumo – Veja como fazer escolhas conscientes e sem deixar de seguir o que está nas listas enviadas pelas instituições de ensino para não gastar demais

 

Volta às aulas – e às papelarias

 

O início do ano letivo está cada vez mais próximo para a maioria dos estudantes das diferentes instituições de ensino em todo o Brasil. Para eles, este é o momento de fazer a compra do material, a partir de uma lista pré-determinada e enviada pelo local onde estudam. 

Porém, com o constante aumento de preços dos itens de papelaria nos últimos anos, é essencial tomar cuidado com os gastos.

 

O que as escolas podem exigir?

 

As listas de material escolar sempre geraram polêmica entre pais e responsáveis, pelo fato de algumas instituições exagerarem nos pedidos. Diante deste cenário, a legislação precisou intervir. 

De acordo com a Lei Federal nº 12.886/2013, materiais de uso coletivo não podem ser exigidos na lista, como por exemplo: papel higiênico, papel sulfite, giz ou caneta para lousa, produtos de higiene e copos descartáveis. 

As escolas também não podem exigir a compra de marcas específicas e nem lojas de papelarias selecionadas.

 

Dicas importantes para economizar na compra dos materiais escolares

 

Para evitar transtornos antes de comprar o material escolar, é importante seguir alguns passos: 

    • Revisar a lista de materiais fornecida pela escola para garantir que está completa e atualizada; 
    • Conferir se há materiais do ano anterior que ainda estão em boas condições e podem ser reutilizados; 
    • Fazer uma pesquisa de preços em diferentes lojas físicas e online para encontrar as melhores ofertas; 
    • Determinar um limite de gastos realista com base em sua situação financeira.

Acompanhe nosso canal no youtube

Formando uma reserva para estes gastos

 

É recomendável ter um planejamento financeiro ao criar uma reserva para os gastos com material escolar. Para que essa reserva exista, é preciso de organização, ou seja, antecipe-se aos gastos e economize ao longo do ano para formar a reserva específica para despesas escolares. 

A partir disso, identifique os itens essenciais da lista e priorize esses gastos na reserva financeira. Além de fazer uma estimativa realista dos custos com base em pesquisas de preços e consultas com outros pais que estão indo em lojas diferentes.

 

Buscando alternativas

 

Quanto aos materiais que costumam custar mais caro, o ideal é ter algumas estratégias para não extrapolar o orçamento proposto, pois comprar por impulso é bastante prejudicial. A busca por promoções e descontos é extremamente fundamental nestes casos, com o objetivo de reduzir os custos. 

Outra opção viável é substituir determinados itens por alternativas mais acessíveis e econômicas, como materiais usados e que ainda estejam em bom estado.

Ainda é possível fazer escolhas conscientes sem deixar de seguir o que está nas listas enviadas pelas instituições de ensino. Uma excelente alternativa para economizar é fazer um grupo entre pais e responsáveis para realizarem a compra do material em conjunto, obtendo descontos por atacado. 

Além disso, escolha marcas mais acessíveis, desde que não comprometam a qualidade. Tudo é uma questão de planejamento adequado, que tornará esse momento prazeroso sem exceder o orçamento estipulado previamente.

Este texto foi destaque nos seguintes veículos de mídia do país:

 

    • Jornal Tribuna
    • D 24 AM

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

124 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *