A hora do dinheiro logo

Sumário

Tamanho da fonte-+=
Tamanho da fonte-+=

Qual a diferença entre renda ativa e renda passiva?

Sumário

4 min para ler
Tamanho da fonte-+=
Getting your Trinity Audio player ready...
Eamesbot - Dreamstime

Resumo – Qual é a diferença entre de renda ativa e de renda passiva? Entenda as nuances de cada conceito e como obter o melhor de cada um.

 

Você já parou para pensar na maneira em que o dinheiro pode trabalhar para você? Alguém já te disse que você pode ganhar dinheiro até quando estiver dormindo?

No universo das finanças, dois conceitos fundamentais ganham destaque: renda ativa e renda passiva. 

Compreender a diferença entre essas duas formas de rendimento pode ser crucial para moldar seu caminho rumo à liberdade financeira.

 

Renda Ativa: o esforço que compensa

 

A renda ativa é aquela proveniente do nosso esforço direto e contínuo. 

A maneira mais convencional de obtermos receita é através do nosso esforço pessoal. A compensação financeira decorrente do nosso trabalho pode ser denominada como renda ativa. Em outras palavras, renda ativa é o pagamento recebido pelo nosso trabalho.

Isso significa trocar tempo por dinheiro, como em um emprego tradicional. Se você possui um emprego assalariado ou é um profissional autônomo, está gerando renda ativa. 

Agora, a sua renda ativa também pode vir através de trabalhos que sejam remunerados por seu desempenho, como comissões e participação nos lucros da empresa. 

Em ambos os casos, trata-se de um modelo em que a entrada de dinheiro está vinculada à sua presença e dedicação direcionada

Como exemplos de atividades que proporcionam uma renda ativa, podemos citar:

    1. Um advogado que recebe honorários por suas horas de trabalho;
    2. Uma fisioterapeuta que recebe pagamentos por atender seus clientes; 
    3. Um corretor de seguros que vai ampliando sua carteira de clientes; 
    4. Uma especialista que vende cursos online.

Um cuidado que devemos tomar, no entanto, é não sermos totalmente dependentes de uma única fonte de renda. A diversificação das origens de seus recebimentos (e o investimento de parte de seus ganhos em ativos geradores de renda) vai fazer você ter mais chances de sair da corrida dos ratos.

Acompanhe nosso canal no youtube

Renda Passiva: você ganha dinheiro enquanto dorme (ou quase isso)

 

É como colocar seu dinheiro para trabalhar por você.

A renda passiva constitui-se do retorno financeiro gerado sem demandar trabalho árduo ou grande investimento de tempo.

Ao contrário da renda ativa, a renda passiva é uma forma de rendimento que não exige esforço direcionado à atividade (mas é bom acompanhá-la, seguir o famoso ditado “ficar sempre de olho” é recomendável). 

Quando você faz escolhas ao longo da vida, pode ser viável criar condições para gerar renda sem a necessidade de esforço contínuo, alcançando assim a tão almejada liberdade financeira.

Investir em ativos que geram renda automaticamente é a essência da renda passiva. Você ganha dinheiro até quando estiver dormindo! Esses ativos podem incluir investimentos em ativos financeiros, propriedades ou royalties (de músicas, obras de arte, filmes, etc).

Dentre os exemplos, estão receber dividendos de ações, aluguel de imóveis, royalties de gravadoras de música (cantores).

 

Veja também:

7 ensinamentos do livro “Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki

 

Cuidado: o que não é renda passiva?

 

No entanto, muitas pessoas acabam confundindo os dois conceitos e, assim, misturam as características de cada tipo de renda. 

Isso faz com que eventuais análises e projeções por elas feitas tenham um erro conceitual desde o início. 

Por esse motivo, segue uma explicação mais detalhada (com alguns exemplos) do que não é renda passiva:

    • Compra e venda de ativos: Isso inclui a compra e venda de casas, carros, ações ou outros ativos, onde você está ativamente envolvido no processo de compra, manutenção e venda para gerar lucro (ganho de capital).
    • Trabalho por conta própria: Mesmo que você seja seu próprio chefe, se estiver envolvido em atividades que exigem sua presença constante, como consultoria ou prestação de serviços, isso não é renda passiva.

As atividades acima apresentadas são claramente formas de renda ativa. Mesmo que você use capital próprio para alavancar esses empreendimentos, não deixa de haver esforço e presença direcionados.

Embora essas atividades possam gerar renda adicional, elas geralmente não se qualificam como renda passiva, pois exigem trabalho ativo ou gerenciamento contínuo para manter a receita.

 

Afinal, qual é o Caminho para a Independência Financeira

 

Entender a diferença entre renda ativa e renda passiva é fundamental para quem busca alcançar a independência financeira. 

Enquanto a renda ativa oferece certo nível de estabilidade, a renda passiva proporciona liberdade e a capacidade de ganhar dinheiro mesmo quando você não está trabalhando ativamente.

A estratégia ideal muitas vezes envolve combinar ambas as formas de renda. Investir em fontes de renda passiva enquanto mantém uma renda ativa pode criar um equilíbrio sólido, proporcionando segurança financeira a longo prazo. Assim, um planejamento bem estruturado é fundamental.

Em resumo, compreender e aplicar esses conceitos pode ser o divisor de águas para quem busca conquistar seus objetivos financeiros. 

Seja ativo na construção de sua renda, mas não subestime o poder de fazer seu dinheiro trabalhar para você. Afinal, a verdadeira liberdade financeira está na sabedoria de fazer seus ativos (com suas habilidades intrínsecas inclusas) trabalharem a seu favor.

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

Você também pode se interessar:

59 Visualizações
0Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *