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A melhor forma de aproveitar a Black friday

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Resumo – A dificuldade em resistir às promoções da Black Friday pode ser explicada por diversos fatores relacionados à psicologia e finanças comportamentais. 

 

No mês de novembro, ocorre um alinhamento dos astros, isto é, uma conjunção de fatores responsáveis por promover um dos momentos de vendas mais aquecidos durante o ano.

Isso ocorre porque os trabalhadores recebem o 13º salário e as empresas desejam renovar seus estoques para as compras de natal que se aproximam no mês seguinte.

Mas esse período também reserva alguns perigos, tanto em tentações de ofertas aparentemente “irresistíveis”, como golpes e fraudes online.

A seguir, você verá alguns dos motivos que explicam o fato de as promoções deste período parecerem tão vantajosas para o seu bolso, e assim terá mais ferramentas psicológicas para se proteger deste excesso de informação, que anula nosso senso de julgamento.

Aqui estão algumas razões:

 

1. Urgência e Escassez

 

As promoções da Black Friday muitas vezes são apresentadas como oportunidades únicas e limitadas no tempo, criando um senso de urgência e escassez. Isso ativa o desejo de agir rapidamente para não perder a oferta.

 

2. Efeito Manada

 

A observação de outras pessoas aproveitando as promoções pode criar um efeito manada, onde as pessoas se sentem inclinadas a seguir o comportamento dos outros. Isso pode aumentar a pressão social para participar das compras da Black Friday.

 

3. Descontos Aparentes

 

A percepção de descontos significativos pode levar as pessoas a acreditar que estão fazendo um ótimo negócio, mesmo que, em alguns casos, o desconto real possa ser menor do que o anunciado. A ilusão de economia pode ser poderosa.

 

4. Gratificação Instantânea

 

O impulso de comprar algo novo e a sensação de gratificação imediata ao adquirir um produto desejado podem ser mais fortes do que considerações financeiras a longo prazo.

 

5. Publicidade Persuasiva

 

As estratégias de marketing e publicidade durante a Black Friday são muitas vezes altamente persuasivas, utilizando técnicas que apelam às emoções e desejos dos consumidores.

 

6. Facilidade de Compra Online

 

A facilidade de fazer compras online torna o processo rápido e conveniente, contribuindo para decisões impulsivas.

 

7. Ilusão de Controle

 

Algumas pessoas podem acreditar que estão no controle total de suas decisões de compra, mesmo quando influências externas, como estratégias de marketing, desempenham um papel significativo.

 

É importante que os consumidores estejam cientes desses fatores e procurem tomar decisões de compra baseadas em uma avaliação racional de suas necessidades, orçamento e metas financeiras a longo prazo.

Estabelecer um plano sobre o que gastar de modo racional, verificar se a compra é necessária para a sua vida, e resistir à pressão emocional pode ser crucial para evitar compras impulsivas durante a Black Friday.

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Como evitar as pegadinhas?

 

Para evitar cair em “pegadinhas” durante as compras online, especialmente durante eventos como a Black Friday, é crucial estar ciente de algumas práticas enganosas e tomar medidas para proteger seus interesses. 

Aqui estão algumas das artimanhas mais praticadas e formas de evitar as situações mencionadas:

 

1. A Metade do Dobro

 

Este é um truque comum, onde os vendedores aumentam o preço original do produto antes de aplicar o desconto. Para evitar isso, faça uma pesquisa de preços antes da Black Friday para ter uma ideia do preço real do produto que você deseja comprar. Compare os preços em diferentes lojas para garantir que o desconto seja genuíno. Veja também sites que acompanham o preço dos produtos ao longo do tempo, eles dão uma bela ajuda em casos assim.

 

2. Mudança de Preço no Carrinho de Compra

 

Alguns vendedores podem aumentar o preço dos produtos quando você os adiciona ao carrinho, contando com a expectativa de que você já está comprometido com a compra. Para evitar isso, verifique o preço total no carrinho antes de finalizar a compra e certifique-se de que corresponde ao preço anunciado.

 

3. Frete Mais Caro do que o Produto Anunciado

 

Alguns vendedores podem oferecer produtos a preços baixos, mas compensam aumentando os custos de envio. Antes de finalizar a compra, verifique os custos totais, incluindo frete e outras taxas. Às vezes, escolher uma opção de frete mais lenta pode ser mais econômico.

 

4. Prazo de Entrega Abusivo

 

Leia as políticas de entrega e prazo de envio antes de comprar. Alguns vendedores podem oferecer preços baixos, mas com prazos de entrega muito longos. Certifique-se de que o prazo de entrega seja razoável para você. Se necessário, opte por métodos de envio mais rápidos, mas esteja ciente de seus custos.

 

5. Reputação do Vendedor

 

Antes de fazer uma compra, verifique a reputação do vendedor. Avaliações e comentários de outros compradores podem fornecer informações valiosas sobre a confiabilidade do vendedor, a qualidade dos produtos e a experiência geral de compra.

 

6. Conheça Seus Direitos

 

Esteja ciente dos seus direitos como consumidor, especialmente no que diz respeito a cancelamentos, devoluções e reembolsos. Leia as políticas da loja e saiba como entrar em contato com o suporte ao cliente, caso seja necessário resolver problemas.

 

7. Mantenha Registros

 

Guarde confirmações de compra, recibos e todas as comunicações com o vendedor. Isso pode ser útil em caso de disputas ou problemas com a compra.

 

8. Certifique-se de que está fazendo compras em sites seguros

 

Procure por “https://” na barra de endereço e evite inserir informações financeiras em sites não seguros.

 

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a garantir que suas compras durante a Black Friday (ou em qualquer época do ano) sejam transparentes, justas e alinhadas com suas expectativas.

 

Veja também:

 

Sai de mim, tentação!

Cuidado com os descontroles

Manual de sobrevivência financeira na black friday

Cuidado com o que você pensa!

Black Friday: como fazer compras dentro do seu orçamento?

 

Fonte

 

Serasa

Por João Victorino

João Victorino é administrador de empresas e especialista em finanças pessoais. Formado em Administração de Empresas e com MBA pela FIA - USP. Executivo em empresas multinacionais nas áreas de desenvolvimento de negócios, marketing e estratégia. Possui ampla experiência no empreendedorismo e hoje divide esses aprendizados. Para isso, o especialista criou e lidera o canal A hora do dinheiro , com conteúdo gratuito e uma linguagem simples, objetiva e inclusiva.

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